Texto Curatorial

Por Eric Magda Lima e Sara B. Jales


Qual o peso da imaginação?

Para pensar a temática da quarta edição da Mostra Quimerama foi planejado exatamente o quanto é possível usar a imaginação como força motora de histórias realizadas no Brasil. A importância do cinema nacional para manter o imaginário brasileiro vivo é frequentemente menosprezada e reduzida, especialmente abordando certos gêneros cinematográficos.

A curadoria deste ano selecionou entre diversos filmes obras capazes de melhor refletirem o panorama imaginário da sétima arte local. Sejam obras destinadas aos miúdos, histórias de dar calafrios, mundos para além do nosso ou uma mistura disso. A seleção dos 32 curta metragens se deu com um extremo esforço e cuidado, pensando a forma mais adequada de valorizar cada uma dessas histórias e todas as pessoas responsáveis pela mesma.

Pensar a curadoria da Mostra para uma exibição online também foi importante, pois se tratou de garantir uma maior acessibilidade para o público em geral.

Que os portais se abram e garanta essa extrema viagem pela IV Mostra Quimerama através de suas 4 Mostras, com filmes de diversas origens, temáticas e gêneros (cinematográficos ou não).


MOSTRA DANDO O NOME DE PRIMEIRA

Desde sua primeira edição, a Mostra Quimerama visa a valorização de obras audiovisuais dentro de gêneros como ficção científica, fantasia e terror, trazendo inclusive primeiros trabalhos, muitas vezes estudantis. É essa mostra onde admiramos os incríveis trabalhos daquelas pessoas em sua primeira vez na direção de projetos, mostrando habilidades e talentos para fazer obras tão únicas.


MOSTRA SE CAGANDO DE MEDO

Existem muitas formas de contar histórias de terror e de horror, através dessa mostra podemos ver criativas e inovadoras obras utilizando o gênero tão amado por uns e odiado por outres. Nada muito pesado, não podemos arriscar deixar nosso público e entusiastas com pesadelos, mas coisas fortes aguardam por trás dessa mostra. A variedade de origens por trás dos filmes de terror é tão surpreendente quanto algumas reviravoltas.


MOSTRA PROS MIÚDO

Se engana quem pensa que obras para crianças precisam ser simplórias e ingênuas. Por mais novas que sejam, elas também percebem o mundo que os adultos percebem e elas entendem melhor do que imaginamos. Nossa mostra infantil obviamente tem filmes que visam o entretenimento, mas também tem filmes que incentivam os pequenos a pensarem assuntos sérios com a ajuda de elementos lúdicos, sem nunca subestimar o que pode estar acontecendo em suas moleirinhas.


MOSTRA EITA VIAGEM BOA

Criar um mundo fantástico ou ser capaz de olhar para o nosso mundo com um olhar fantástico é o desejo de muitas pessoas que trabalham contando histórias e a Mostra Quimerama sempre foi um veículo para viajarmos e conhecermos esses mundos, às vezes próximos, às vezes (aparentemente) distantes. Seja de crenças populares, medos, desejos ou músicas, esses mundos nasceram e temos a sorte de poder conhecê-los através destes filmes.